quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

WWW. – O futuro está aí

A sigla WWW (Word Wide Web) criada pelo Engº Timothy Berners-Lee em 1986, comanda em muitos aspectos e circunstâncias toda a vida mundial, quer familiar, quer social, quer econômica, quer no sub-mundo, estc., etc..Ninguém, absolutamente ninguém, pode hoje e no futuro, fugir dessas siglas, até o dia em que for substituída por algo melhor. Sempre haverá algo inovador!

É impossível imaginar a vida das pessoas e empresas sem as facilidades e comodidades do computador e da internet. No trabalho, na escola, na empresa, na política, na comunicação, na religião, na diversão, na informação, na alimentação, no meio ambiente, na guerra e na destruição e muito mais, a informática, e a internet se tornaram elementos essenciais e imprescindíveis, interligando automaticamente as pessoas aos acontecimentos diários em todo o mundo.

Neste pequeno comentário, gostaria de ater-se ao “marcado eletrônico”, atualmente muito em voga no dia a dia em todo o mundo, pela facilidade e agilidade, em todos os aspectos que produz à vida das pessoas, resolvendo suas necessidades e problemas. É a bola da vez!

Apesar do crescimento vertiginoso do mercado eletrônico, ainda existe muitas barreiras a serem discutidas e resolvidas, tais como a certeza e a garantia da concretização do negócio proposto, a efetiva entrega dos produtos adquiridos, a segurança da possibilidade da troca em razão de defeitos ou erros, a pesquisa e o aval da compra, a síndrome da privacidade no receio de fornecer dados pessoais à empresas e figuras virtuais, entre outros.

Embora desde 2008 até o sistema e-commerce tenha conquistado um crescimento de vendas anuais em mais de 60%, indicando que para 2011 o faturamento no país através dessa modalidade de vendas, será maior que o previsto por todas as lojas de departamentos da região metropolitana de Grande São Paulo, muitos caminhos deverão ser percorridos para que este sistema se consolidifique, integrando a vida dos brasileiros.

Outro fator que entra em discussão são as preocupações no âmbito dos sistemas judiciais que ainda não estão preparados para discutir esses assuntos essencialmente técnicos e de relação entre empresas e pessoas ou vice versa e a agilidade e dinâmica existente nesse mercado econômico e a necessidade de rapidez com que precisam ser resolvidos. Será que nosso sistema judiciário terá a compreensão e interesse em resolver tais conflitos com a mesma agilidade em que eles surgem.
Será que encontraremos a verdadeira e plena aplicação da justiça e as devidas soluções dos problemas ou seremos levados à simples discussão do direito, como normalmente acontece. O certo é que ainda não temos legislação suficiente para regular essas transações.

É bem possível que, dentro de um bom tempo, as lojas físicas do varejo funcionarão como local de grandes mostruários, servindo apenas para verificar o visual dos produtos, a compra efetiva será feita via internet.

Todavia, toda essa facilidade tem um preço que ainda não é possível estabelecer.

O fato é que precisamos nos preparar para esse futuro muito próximo, pois muitas mudanças ainda ocorrerão, já que sua evolução e concretização final ainda não são perfeitamente compreendidas por nossos cientistas.
 
Fica o alerta para os nossos empresários, não importando seu tamanho, que a tecnologia está aí para ser usada e pode aumentar suas empresas e seus lucros. Só não se pode ficar esperando que as coisas aconteçam por si só, pois quem espera nunca alcança, vai sempre ficar para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário