sábado, 11 de dezembro de 2010

Sindicalismo patronal: Na defesa dos empresários

Infelizmente a grande maioria dos empresários não procura conhecer as verdadeiras responsabilidades e atividades das entidades sindicais patronais, assim como suas obrigações com relação aos resultados que proporcionam.

A organização legal do sindicalismo está amparada pelas normas e regras da C.L.T., a qual institui, define, organiza e gera condições para que as partes (empregadores e empregados) possam dirimir e conciliar seus conflitos e estabelecem normas para que as organizações possam conduzi-las à paz e harmonia e que os objetivos sejam alcançados.

Consolida-se todo o sistema e atividade comercial através desse diálogo permanente e construtivo entre o capital e o trabalho.

Visando essa harmonia é que encontramos a principal atividade das entidades sindicais patronais, pois é na negociação coletiva, através da convenção coletiva com o sindicato dos empregados, que serão definidas as vantagens que irão favorecer as partes, incluindo a definição dos pisos salariais, as remunerações extras, os horários especiais do comércio, etc., além de outros de interesse dos envolvidos, incluindo, inclusive, as suas obrigações.

É uma negociação árdua e desgastante, pois os interesses devem ser analisados, estudados e decididos de maneira que todos entendam seus compromissos e fiquem satisfeitos com os resultados.

Exemplo marcante de um sindicalismo moderno e responsável, é a implantação do REPIS (Regime Especial de Piso Salarial), entendendo a enorme diversificação e pulverização da atividade comercial, cujo objetivo é minimizar os custos das micros e pequenas empresas.

Paralelamente é necessário estar atento a todos os acontecimentos, presentes e futuros, que poderão interferir na atividade comercial, no âmbito das políticas públicas federais, estaduais e municipais, assim como nos mecanismos e equipamentos administrativos e operacionais que interferem em seu dia a dia.

Para alcançar os objetivos e resultados esperados, nossa entidade sindical patronal está aparelhada com três advogados (para analisarem e agirem conforme as necessidades e exigências de nossos empresários), serviços especiais através do Posto Oficial da Jucesp, Seguro de Vida e Auxilio Funerário por acidente, descontos especiais na aquisição de veículos novos, projeto “Ação Saúde” para facilitar seus atendimentos médicos, entre outros.

Nossa missão é a atuação direcionada ao crescimento econômico do comércio e à sustentação da economia de mercado, para o aperfeiçoamento do sistema democrático, objetivando que os recolhimentos dos tributos sejam suficientes e justos e sustentem dignamente seus cidadãos e através desses alvos: aumentar, manter e garantir empregos, mantendo a paz, a harmonia e a responsabilidade social.

Busca de resultados positivo implica, necessariamente, em obrigações recíprocas, motivo pelo qual a sustentação de uma entidade sindical patronal, só será possível através da participação e interação de seus empresários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário