segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lula e o “Sacristão de Cristina”

O Presidente Lula é realmente uma pessoa incrível.  Ao descer a rampa presidencial, joga-se aos braços do povo e chora junto com ele. Uma cena que, com certeza, vai virar um novo filme.

Ao chegar a São Bernardo, como Ex-Presidente, esperado por mais de 1.500 pessoas, faz um discurso inflamado, lembrando os bons tempos da Vila Euclides, e declara que “provei que um simples metalúrgico, com um único diploma de primário, poderia chegar à Presidência da Republica.”

Isso me faz lembrar uma história real que meu querido sogro, Paulo Pereira de Carvalho (o Paulo do Maracanã) sempre conta: “... Havia em Cristina (sua cidade natal em MG) um rapaz que tinha muita inveja do sacristão e desejava o seu lugar; um determinado dia soube do falecimento do sacristão e correu à igreja, se oferecendo ao Padre para ocupar o lugar do falecido. O Padre agradeceu sua solicitude e levou-o à Sacristia e começou a mostrar os serviços que deveria executar, tais como, registros de batizados, de crismas, missas especiais, etc.. O rapaz envergonhado diz ao Padre que não sabia ler nem escrever; incrédulo o Padre diz-lhe que não possuía as condições necessárias para ser o Sacristão.

Desiludido o rapaz decide tomar outros rumos e segue para São Paulo (fato comum naquela época) e, descendo na estação do Brás, consegue emprego num daqueles pequenos hotéis existentes ao redor da estação. Torna-se homem de confiança do proprietário e depois de muitos anos, após seu falecimento e sem herdeiros conhecidos, continua tomando conta do hotel e aos poucos vai adquirindo outras propriedades, até tornar-se um homem de muitas posses e rico. Isso o leva a receber o título honorífico de Comendador, com méritos e honras. Ao ser entrevistado, em razão da homenagem, faz-se a pergunta clássica: “Se você está recebendo uma grande homenagem da cidade de São Paulo e segundo se diz, sem nunca ter estudado e tendo ficado muito rico, se você tivesse tido a oportunidade de estudar o que seria hoje?  “A resposta veio de pronto: “Seria o Sacristão de Cristina”.

A oportunidade está onde as pessoas realmente têm condições de conquistar seus espaços e produzir seus sucessos. O Presidente Lula sempre foi campeão em aproveitar o seu momento certo. Momento após momento, os fatos foram acontecendo e o levaram à Presidência da República.

Certo ou errado; conveniente ou não; discursos populares ou não; continuísmo de um governo muito criticado ou não; cenas copiadas ou roubadas ou não... etc. etc.

O certo é que, como o “Sacristão de Cristina”, o nosso Lula aproveitou a oportunidade que lhe surgiu à frente e transformou o conceito político de governar e discursar.
Ao final de seu discurso em São Bernardo, deu o seu recado para o futuro próximo:
“... saio da Presidência, mas não saio da política”.

Para os que estavam perambulando por aí em 1.954, qualquer semelhança é mera coincidência.

Um está morto e outro...  muito vivo!